Volta às aulas: Como melhorar seu desempenho na reta final

19 de julho de 2017 Ana Clara Benrdt Sem categoria 0 comentários

O segundo semestre já chegou, e que tá todo mundo ficando ansioso pros vestibulares e ENEM, a gente já sabe! Por isso resolvemos dar mais uma mãozinha para os afobados. Dessa vez, trazemos 6 dicas de como melhorar o seu desempenho até a data dos principais vestibulares!

1. Planejamento antigo x novo

Lembra daquele planejamento com os seus horários de estudo?  Então… vamos refazê-lo e é simples. Pegue o seu planejamento antigo e uma folha para o novo planejamento. Agora, trace novamente os seus objetivos com propósitotópicos a serem executados e data de finalização. Observe ambas as folhas e conclua: objetivos foram alcançados ou alterados? Dessa forma, monte um novo calendário de estudos, agora com menos tempo para execução das tarefas.

2. Prazos

Você já sabe que o tempo está curto, então faça o planejamento pensando no prazo que você ainda tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:

“Restam apenas 30 dias.
São 5 dias para estudar História.
Se são cerca de 600 páginas para estudar,
Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.”

É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e refaça o planejamento. Lembre-se: metas devem ser realistas e nunca mais altas do que as possíveis de serem alcançada. Metas muito altas podem gerar perda de confiança e autoestima. Assim, além de ter sua produtividade sob controle, você vai perceber que, ao encarar sua nova meta de forma mais específica, você vai dar conta de todo o conteúdo programático até a data do vestibular! 

3. Ambiente

A influência que o ambiente pode exercer no comportamento dos seres humanos é muito forte! Dessa forma, certifique-se de preparar o ambiente ideal para os seus estudos nessa reta final. Leve em consideração:

Iluminação – O ambiente deve ser bem iluminado, quanto mais claro melhor! Se tiver luz natural/solar fica melhor ainda :)

Barulhos – Elimine todos os barulhos, ruídos e conversas possíveis. Ou seja, procure um local totalmente isolado e, se não for possível, coloque protetores auriculares nos ouvidos. Fones de ouvido também funcionam!

Limpeza e organização – Sujeira e coisas fora do lugar tiram a sua concentração sem que você se dê conta. Por isso, procure estudar em um local limpo e organizado.

Local – Essa é bem fácil. Na M-E-S-A! Lugar para estudar é em uma mesa e ponto final. Se você não possui um local assim procure algo parecido, como uma escrivaninha, um balcão e etc… Nada de sofá ou cama. O seu cérebro já está acostumado a te fazer ficar mais concentrado quando sentado em uma mesa, enquanto quando sentado no sofá ou deitado na cama, seu corpo entende que é hora de relaxar.

4. Atualidades

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.

Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estará preparado.

Assinar newsletter diárias como a brasileira Canal Meio (http://www.canalmeio.com.br) ou a americana TheSkimm (http://www.theskimm.com) também ajudam a ter mais conhecimento sobre o panorama nacional e internacional.

5. Treine com provas antigas

Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, exercitar todo o conteúdo.

No app do Studos, por exemplo, estão disponíveis mais de 120 provas dos principais vestibulares do Brasil. São mais de 60 mil questões divididas por instituição, matéria ou assunto. Os simulados anteriores do ENEM também estão lá, e você consegue ainda praticar sua velocidade de resposta com o controle de tempo feito no aplicativo!

6. Separe um tempo para diversão

Seja sair com os amigos, almoçar em família, ler um livro, ter um hobby, etc. O que vale é tirar a cabeça dos estudos por pelo menos uma horinha. Vale também assistir algum filme/série/documentário. Aqui temos uma lista entretenimento disponível no Netflix que pode te ajudar muito nos estudos!

Bônus

Lembre-se de ficar sempre atento e não se dispersar. Entenda que muitas horas de caderno e apostilas abertas, não significa que o estudo está sendo efetivo. Então foque nos seus novos objetivos destacados que o seu estudo será melhor aproveitado.

Além disso, não esqueça de estipular e respeitar os horários para o uso do celular, da internet e de tudo aquilo mais que você considerar uma distração.

Ou seja…

Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo!!

Lembre-se que o ano de pré-vestibular pode se estender, e portanto, não reclame o tempo em que poderia estar descansando, mas agradeça pelo tempo em que está estudando.

Aliás, já imaginou estudar toda a matéria do vestibular em dois meses e poder apenas revisar o que precisar no resto do semestre? Em um ano letivo terá estudado pelo menos 3 vezes mais que seus concorrentes, além de ter descansado 3 vezes mais. Para facilitar essa prática, baixe o app do Studos, disponível nas app stores do brasil: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Estudos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.