Terminar o Ensino Médio, o que fazer agora?

12 de junho de 2018 Juliana Martins Depoimentos 0 comentários

Você provavelmente já pensou no que vai fazer depois de terminar o Ensino Médio, certo? Muitas vezes os nossos pensamentos giram em torno dessas perguntas: o que eu faço agora? será que começo a trabalhar, faço vestibular, presto concurso público, faço um curso técnico? Pois é, essas foram algumas das perguntas que eu me deparei quando terminei o meu Ensino Médio, em 2010.

Será que o vestibular é minha única opção?

Para alguns, o destino após terminar o Ensino Médio já está claro: prestar vestibular. Mas para outros, um curso técnico e/ou um concurso público são as opções que levarão ao mercado de trabalho, pois cada ser é único, tais como sua realidade e necessidades.

Sem dúvida nenhuma, a melhor escolha para “depois da escola”, é a opção que te deixar mais feliz e com prazer de realizá-la. Alguns se realizam com graduação, mestrado, doutorado (e eu admiro muito essas pessoas, pois sabemos que não é algo fácil de se conseguir). Outros se realizam com um curso técnico e colocando a mão na massa, entrando no mercado de trabalho e conquistando sua experiência através da experimentação.

O que eu fiz?

No meu caso, optei pela formação acadêmica em Administração, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mas isso não quer dizer que eu tenha terminado o Ensino Médio com o curso 100% definido. Antes de me encontrar nessa área, pensei em fazer engenharia civil e ciências da computação, até porque, geralmente escolhemos o nosso caminho acadêmico referenciando a nossa vida na escola, e como eu sempre me dei bem em matemática, inicialmente pensei fazer algo que envolvesse a matéria.

Conclusão

Portanto, não tem problema se você ainda está confuso sobre qual curso deve prestar vestibular, ou se deve fazer um curso técnico ou qualquer outra coisa. Se você está confuso em relação ao seu futuro, converse com os adultos ao seu redor, especialistas na área “dos seus sonhos” ou com colegas que já estão na faculdade como também no mercado de trabalho, às vezes, a experiência deles pode auxiliá-lo a encontrar o melhor caminho.

E não importa qual será a escolha, desde que ela seja com maturidade, pois temos a certeza de que a escolha correta é aquela que traz felicidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.