ENEM: Como organizar o seu tempo para estudar tudo?

23 de agosto de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, ENEM, Studos 0 comentários

Faltam menos de 3 meses para o ENEM e ainda falta muita matéria para cobrir né? Nós entendemos que as vezes pode ser difícil dar conta de todo o conteúdo programático até uma data específica.

Por isso hoje vamos falar de como gerir seu tempo para conseguir dar conta de estudar tudo que é necessário.

Antes de realmente entrarmos no assunto gestão de tempo, aqui está o link para download do aplicativo da Studos. Treine com mais de 60 mil provas de uma forma nova e dinâmica, além de poder definir metas com datas! Isso significa cumprir as metas para a data do ENEM ou vestibular desejado!

Agora vamos ao que interessa: Gestão de tempo!

Primeiramente, gerir o seu tempo para estudar melhor significa estabelecer um planejamento, onde o objetivo final é organizar e priorizar os estudos.

Antes de planejar qualquer coisa, você deve se perguntar: Como eu estudo melhor?

  • Sozinho ou em grupo?
  • Com música ou em completo silêncio?
  • Preciso de que tipo de apoio? Aplicativos, provas antigas, video aulas?

Decidido o tipo de abordagem de estudo que melhor combina com você, seguimos com as questões mais práticas de como gerir o seu tempo.

A primeira preocupação que deve vir à sua cabeça, são os prazos! Você sabe que o tempo está curto, então faça o planejamento em cima do prazo que você ainda tem.

Dessa forma, defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário, pensando primeiro em macro e depois em micro tarefas.

Exemplo:

*Restam 30 dias
—> São 5 dias para estudar história, com certa de 600 páginas para cobrir.
—> Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.

Lembre-se: esses prazos devem ser realistas e nunca mais altos do que o possível de ser realizado. Assim, além de ter a sua produtividade sob controle, você vai perceber que vai dar conta sim de todo o conteúdo programático até a data do vestibular!

Vale refletir: O tempo é um dos fatores principais a se levar em conta na organização do estudo. Por isso, o app do Studos te ajuda a calcular quanto tempo você leva para responder as questões! Baixe aqui, é grátis!

Além dos prazos, duas outras coisas podem ser cruciais quando falamos de gerenciamento de tempo: as listas e os calendários!

  • Listas

Crie uma lista com tudo aquilo que você tem que fazer durante o seu dia. Divida entre o que é urgente (precisa ser feito agora), o que é importante (pode ser feito daqui a pouco), o que é interessante (pode ser feito mais tarde) e o que você pode pedir para alguém fazer.

  • Planejamento

Faça um planejamento diário/semanal! Sempre vá dormir sabendo tudo que você deverá cumprir no outro dia, assim você estará preparado.

Conte com a ajuda de uma tabela de organização. Construa com os dias da semana e organize suas estratégias de estudo.

Por exemplo:

A cada uma hora ou uma hora e meia, procure levantar e se esticar, mas não passe de 10 minutos.

Um bom estudante tem que estar sempre repetindo os mesmos exercícios pra não errar na hora da prova. Ou seja, o aluno é fera porque resolveu muitos exercícios e, por isso, já conhece os caminhos certos para acertá-los se encontrá-los numa prova. Quanto mais treino, mais chance de acerto! Então, no período vespertino, por que não treinar o conhecimento estudado pela manhã pelo Studos App?

Novamente, organize sua tarde, como você fez com o período matutino.

Aproveite seus intervalos para relaxar e, assim como na manhã, não ultrapasse de 30 minutos.

Escolha um momento, no meio da tarde, por volta de 15h30, para se alimentar e repor as energias.

Para entender melhor como manter o foco e fazer pausas produtivas, leia sobre a técnica pomodoro, aqui :)

O mais importante da gestão de tempo é saber:

  • Monitorar o seu tempo;
  • Refletir sobre como utilizar o tempo;
  • Saber quando está perdendo tempo;
  • E saber quando está sendo produtivo.

E para te ajudar nesses 4 pontos é que entra o aplicativo da Studos! Nele, além de treinar através dos principais vestibulares do brasil e simulados ENEM, você consegue monitorar o seu tempo, e o seu desempenho, através dos pontos fortes e fracos. Assim você sabe para onde direcionar os seus estudos, como qual disciplina e qual assunto estudar mais.

Defina suas metas e comece já!

enemies

Um abraço e #BonsStudos,
Equipe Studos

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.