Vestibular de Inverno: É hora de replanejar!

3 de maio de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, Vestibular 0 comentários

Os vestibulares de inverno estão chegando é está na hora de replanejar os seus estudos.

Em maio, ainda há tempo de olhar para trás e rever tudo o que foi e que não foi feito, para então, fazer um replanejamento e dar conta de estudar tudo o que é preciso até os vestibulares de meio de ano.

Já falamos várias vezes sobre planejamento aqui no blog, porém, o que fazer agora que o tempo está cada vez mais curto? Simples. R E P L A N E J A M E N T O !

Lembra aquele planejamento dos seus horários de estudo?  Então… vamos refazê-lo e é simples. Pegue o seu planejamento antigo e uma folha para o novo planejamento. Agora, trace novamente os seus objetivos com propósitotópicos a serem executados e data de finalização. Observe ambas as folhas e conclua: objetivos foram alcançados ou alterados? Dessa forma, monte um novo calendário de estudos, agora com menos tempo para execução das tarefas.

Lembre-se de ficar sempre atento  e não se dispersar. Entenda que muitas horas de caderno e apostilas abertas, não significa que o estudo está sendo efetivo. Então foque nos seus novos objetivos destacados que o seu estudo será melhor aproveitado.

Além disso, não esqueça de estipular e respeitar os horários para o uso do celular, da internet e de tudo aquilo mais que você considerar uma distração.

Prazos

Agora vamos falar de prazos. Você já sabe que o tempo está curto, então faça o planejamento pensando no prazo que você ainda tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:

“Restam apenas 30 dias.
São 5 dias para estudar História.
Se são cerca de 600 páginas para estudar,
Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.”

É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e refaça o planejamento. Lembre-se: metas devem ser realistas e nunca mais altas do que as possíveis de serem alcançada. Metas muito altas podem gerar perda de confiança e autoestima. Assim, além de ter sua produtividade sob controle, você vai perceber que, ao encarar sua nova meta de forma mais específica, você vai dar conta de todo o conteúdo programático até a data do vestibular! 

Você também pode contar com auxílio de uma tabela de organização. Construa uma com os dias da semana e organize suas estratégias. Cada aluno tem a sua e, à medida que você evoluir, adquirir experiência e domínio sobre os conteúdos, você pode passar a modificar as estratégias iniciais.

Exemplo de planejamento de estudo. Observe que este modelo organiza o estudo pelos turnos ao longo do dia.

Manhã:

SEG TER QUA QUI SEX SAB
PERÍODO MATUTINO – CONTEÚDO TEÓRICO
BIO/GEO FIS HIST/LE MAT QUI POR/RED
7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00

A cada uma hora ou uma hora e meia, procure levantar e se esticar, mas não passe de 10 minutos. Escolha um momento, no meio da manhã, por volta das 10h, para se alimentar, alongar, dar uma volta, tomar um ar e escutar uma boa música para repor as energias. Pode ser até 30 minutos. O importante é que você curta o seu intervalo! Também é muito importante ter uma alimentação saudável e leve para encarar toda a jornada de estudos.

Tarde:

Um bom estudante tem que estar sempre repetindo os mesmos exercícios pra não errar na hora da prova. Ou seja, o aluno é fera porque resolveu muitos exercícios e, por isso, já conhece os caminhos certos para acertá-los se encontrá-los numa prova. Quanto mais treino, mais chance de acerto! Então, no período vespertino, por que não treinar o conhecimento estudado pela manhã pelo Studos App?

Também ressaltamos que uma das maneiras para nunca mais esquecermos uma questão é errando. Mas pra isso funcionar, temos que descobrir por que erramos. Então sempre se pergunte: Por que errei? Vai lá e descubra! Refaça a questão com atenção e você verá que essa questão, até mesmo um assunto, irá ficar em sua mente por um longo tempo. Será uma aprendizagem significativa.

Novamente, organize sua tarde, como você fez com o período matutino.

SEG TER QUA QUI SEX SAB
PERÍODO VESPERTINO – CONTEÚDO PRÁTICO
BIO/GEO FIS HIST/LE MAT QUI POR/RED
13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00

Aproveite seus intervalos para relaxar e, assim como na manhã, não ultrapasse de 30 minutos.

Escolha um momento, no meio da tarde, por volta de 15h30, para se alimentar e repor as energias. Não se esqueça também de manter uma alimentação correta que dê saúde para encarar o seu desafio.

Para entender melhor como manter o foco e fazer pausas produtivas, leia sobre a técnica pomodoro, aqui :)

Noite:

Não pense que acabou, ainda tem a noite!

A ideia é se atualizar assistindo a um noticiário, ler um jornal ou uma revista semanal e ler os livros solicitados pela universidade que você pretende fazer o vestibular.

Pra fechar o replanejamento…

Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo!!

Lembre-se que o ano de pré-vestibular pode se estender, e portanto, não reclame o tempo em que poderia estar descansando, mas agradeça pelo tempo em que está estudando.

Aliás, já imaginou estudar toda a matéria do vestibular em dois meses e tirar umas “férias” de 10 dias? Em um ano letivo terá estudado pelo menos 3 vezes mais que seus concorrentes, além de ter descansado 3 vezes mais.

Para facilitar essa prática, mesmo agora com pouco tempo, baixe o app do Studos! Ele está disponível nas app stores do brasil: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Estudos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.