Falta de concentração nos estudos: Conheça a técnica Pomodoro

29 de março de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo 0 comentários

Falta de concentração nos estudos? Conheça a técnica Pomodoro

Tá com falta de concentração nos estudos e nunca ouviu falar na técnica Pomodoro? Esta técnica é ótima para exercitar e desenvolver sua capacidade de foco e melhorar sua concentração nos estudos ou no trabalho. Segundo esta técnica, você deve dividir suas atividades em blocos de 25 minutos (chamados Pomodoro), com intervalos de 5 minutos. É simples, mas acredite: funciona!

Vamos mostrar em 4 passos como seguir a técnica e melhorar a sua concentração. Primeiro, vale lembrar que cada Bloco de 25 minutos = 1 pomodoro e após 1 pomodoro você deve fazer um intervalo de 5 minutos.

Então vamos lá:

Passo 1: Durante o Pomodoro, você deve fazer APENAS aquilo que você se propôs a fazer.

Durante os 25 minutos, você não vai poder conversar com ninguém, nem fazer nada além da sua tarefa. Mesmo que você não esteja conseguindo prestar atenção no livro que está lendo, por exemplo, você deve ficar ali, em frente a ele, até conseguir se focar, enquanto não acabar os 25 minutos.

Passo 2: Durante o intervalo de 5 minutos, você não deve fazer NADA que sobrecarregue sua mente, apenas relaxe.

Passado os 25 minutos, comece o intervalo de 5 minutos, em que a regra também é rígida: não faça nada que sobrecarregue sua mente. Estes 5 minutos também devem ser respeitados, e você deve fazer algo que te relaxe ou, simplesmente, nada.

Passo 3: Como lidar com interrupções durante meus estudos?

Enquanto você estiver usando a técnica do Pomodoro, pode ser que alguém venha te interromper ou que você mesmo lembre de algo importante que deveria fazer.

Nesse caso, o indicado é explicar para a pessoa que nesse minuto não pode conversar, que você está terminando de fazer uma atividade. E explique, de forma educada, que assim que terminar, você conversa com ela. Não há mal nenhum nisso, apenas demonstra que você é uma pessoa focada!

E para as lembranças que vêm à mente no meio da produção, separe um papel em que você vai anotar tudo que vier à sua mente. Dessa forma, você vai descarregar o que estiver pendente na sua mente e vai ficar tranquilo para prosseguir na sua atividade.

No intervalo de 5 minutos, você poderá voltar a essa lista.

Passo 4: Resultados esperados: o que eu ganho com essa técnica?

Parece mentira, mas, se você tem problema com foco, no início vai ser difícil, ficar 25 minutos fazendo uma coisa só. Mas não desanime. Persista. Não mude de atividades enquanto o bloco não acabar.

Você vai ver que, passado alguns Pomodoros, sua capacidade de concentração vai aumentar! Já que você não pode fazer nada além da sua tarefa, você vai, aos poucos, aumentar sua produtividade. Assim, os 25 minutos vão passar cada vez mais rápido.

Sim, funciona!

Quando você estiver avançado nesta técnica, vai perceber, por si só, que seus intervalos podem ser maiores que 25 minutos. E então seu Pomodoro vai ser cada vez maior e sua produtividade também.

Recapitulando para por em prática

Para por em prática a técnica do Pomodoro é simples:

1) Defina a tarefa a ser executada;
2) Programe seu alarme para despertar em 25 minutos;
3) Trabalhe na tarefa, APENAS nesta tarefa, até que o alarme toque;
4) Faça uma pausa de 5 minutos;
5) A cada 4 “pomodoros”, faça uma pausa de 20 minutos.

Gostou da dica? Prepare seu alarme e comece hoje mesmo a utilizar esta técnica!

E por que não, combinar a técnica Pomodoro com o app do Studos para focar ainda mais esses 25 minutos? Você encontra o nosso app nas stores mais queridas desse brasil:IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Studos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.