ENEM: Tudo o que você precisa saber e não tinha pra quem perguntar

26 de setembro de 2017 Ana Clara Benrdt ENEM 0 comentários

O tempo tem passado rápido, e quando a gente vê já é o dia do ENEM. Faltam apenas 6 semanas para o primeiro final de semana de provas e você ainda não se sente preparado o suficiente?

Ok, vamos quebrar o seu galho mais uma vez! Pra te ajudar, reunimos tudo que a gente já postou sobre ENEM, de uma forma reduzida, para ter uma visão macro do que precisa ser melhor estudado!

Vamos lá: Pra começar, nada melhor do que entender como a prova é corrigida:

TRI (Teoria de Resposta ao Item)

Todo mundo já tá careca de saber que a TRI é quem manda na nota do ENEM. Mas você já entendeu certinho como é feito o cálculo?

Pra quem não sabe a nota do ENEM em cada questão não representa o número de questões que o estudante acertou na prova. Na verdade, cada questão depende do grau de dificuldade, obtido pela relação das questões que se erra e acerta, portanto, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter notas diferentes.

Em geral, a nota média dos exames fica ao redor dos 500 pontos. Sendo assim, quando o estudante obtém uma nota acima desse valor, caracteriza maior desempenho em relação à média dos participantes.

Se você ainda não pegou, aqui temos uma matéria mais completa sobre como as notas são dadas e as médias dos últimos anos! Não deixe de ler!

Planejamento

Não deixe tudo para a última hora! Crie uma rotina de estudos, com calendários e tabelas. Várias vezes já ensinamos como começar e se você perdeu, saiba que ainda dá tempo. Comece por aqui!

Além disso, comece entendendo a si mesmo! Entenda de que forma você estuda melhor:

  • Sozinho ou em grupo?
  • Com música ou em completo silêncio?
  • Preciso de que tipo de apoio? Aplicativos, provas antigas, video aulas?

Ainda tem mais dicas de planejamento aqui!

Depois de escolhido o jeito que você vai estudar, agora é hora de treinar, treinar e treinar!

É comprovado cientificamente que a melhor estratégia para melhorar o desempenho é o treino. Então use e abuse, faça e refaça os simulados anteriores do ENEM e treine muito! O App da Studos tem vários simulados ENEM para você treinar! Baixe nas appstores (IOS Android Windows Phone) e estude em qualquer lugar!

Além disso, aqui nesta matéria, falamos de alguns outros pontos essenciais na busca para concluir todo o conteúdo programático ate 05/11.

Prepare-se psicologicamente para o ENEM…

Tirar um tempo para si também faz parte da preparação mental para a prova. Por isso, lembre-se que além de estudar o conteúdo programático, treinar, planejar, e conhecer a prova, outras características também são necessárias, por exemplo:

  • Manter-se atualizado;
  • Refletir sobre as suas necessidades reais;
  • Estabelecer intervalos de estudos.

Neste outro artigo, selecionamos 5 dicas de preparação para o ENEM! Não perca a chance de colocar tudo em dia, livro e mente!

E como se isso tudo não fosse o bastante, ainda tem o:

Tempo!

Nós entendemos que as vezes pode ser difícil dar conta de todo o conteúdo programático até uma data específica, por isso, lembre-se:

  • Monitore o seu tempo de resposta de questões;
  • Refleta como sobre como utilizar melhor o tempo;
  • Saiba quando está perdendo tempo por bobagens;
  • E saiba quando está sendo produtivo!

Para mais dicas de como organizar seu tempo para estudar melhor, clique aqui :)

Por último mas não menos importante, vem a temida:

Redação \o/

Primeiramente, aqui separamos um texto onde falamos nos três principais cuidados com a redação:

  1. Cuidado para não zerar a redação;
  2. Tempo;
  3. Estar sempre atualizado.

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os possíveis temas da redação do ENEM 2017! Fique ligado no que pode cair, como: mobilidade urbana, homofobia, esporte, depressão, família, água, liberdade de expressão e discurso de ódio na internet.

Para entender mais detalhadamente cada assunto, leia sobre os 8 possíveis temas de redação.

Sabemos que para a redação você precisa estar preparado, mas não esqueça que o ENEM não é só redação. Para se preparar para as provas, baixe o app do Studos e estude com mais de 60 mil questões e também através dos simulados ENEM. Acesse já: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Studos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.