ENEM: 8 possíveis temas de redação

20 de setembro de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, ENEM 0 comentários

O ENEM tá aí e sabemos que muitos estudantes ficam ansiosos, querendo saber quais os possíveis temas da redação. Por isso, colocamos a caxola para pensar listamos 8 possíveis temas para a redação do ENEM 2017!

Vamos lá…

1. Mobilidade Urbana

Esse talvez seja um dos temas mais possíveis de cair no ENEM 2017, por unir tanto sociedade como meio ambiente. Um dos maiores desafios de diversas metrópoles mundiais atualmente é a mobilidade urbana. Os grandes centros vem buscando soluções para ambas, a melhoraria do transporte público e para a sustentabilidade.
Trânsito todo o tempo, cada dia mais carros na rua, poluição, engarrafamento e acidentes fazem parte do dia a dia das grandes cidades. A necessidade de meios de transporte públicos de qualidade é escassa e deve ser repensada urgentemente.

Para o ENEM:
Traga novas ideias, argumentos e soluções que possam melhorar o transporte público não esquecendo de garantir a sustentabilidade do processo, como o uso de bicicleta e a construção de ciclovias. Pesquise casos de sucesso e baseie as suas ideias neles. Ah e não esqueça: cada estudante pode propor muita coisa então seja criativo para solucionar o problema. Vale analisar do ponto de vista do motorista, do ciclista, do pedestre…

2. Homofobia

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido no Brasil desde 2013 como estabelece a Resolução 175 aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas, sabemos que a realidade da população LGBT está distante de ser aprovada pela sociedade como um todo, visto que o Brasil ainda é um dos países que mais cometem crimes devido a orientação sexual.  A ausência de leis que protejam a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) é um dos empecilhos para combater a homofobia no país.

Para o ENEM: 
Lembre-se de sempre respeitar o próximo e os direitos humanos durante a escrita da redação. Estude bem o Projeto de Lei 122, responsável por tentar criminalizar a homofobia que foi arquivado ao chegar no Senado, e, além disso, atualize-se sobre o assunto. Nessa última semana tivemos várias notícias que circularam sobre a liminar da “cura gay”. Atente-se a estes aspecto e saiba onde procurar informação!

3. O esporte como meio de transformação e integração social

Brasil: país que sediou os Jogos Pan-americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e foi o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada. Dessa forma é bem possível que como tema da redação do ENEM apareça algo relacionado à como o esporte pode transformar a sociedade, trazer inclusão social e qual seria o legado destes eventos para o país.

Para o ENEM:
Entenda bem sobre os projetos e programas sociais que são do governo ou de ONG’s financiadas por esportistas brasileiros. Lembre-se de ter seus próprios pensamentos sobre a importância do esporte para a socialização, desenvolvimento, formação e melhoria da qualidade de vida de muitas crianças e jovens, e não esqueça que alguns dos medalhistas de ouro da última olimpíada vieram de programas sociais.

 

4. Depressão entre os jovens

O ENEM tem um interesse peculiar em abordar tópicos do aspecto social e o aumento da depressão entre os jovens se encaixa nisso. O tema vem ganhando destaque, principalmente depois que o jogo “Baleia Azul” viralizou.

Para o ENEM:
Procure entender os fatores que podem levar à depressão, como o bullying escolar, por exemplo. Saiba também as estatísticas atualizadas sobre depressão, e também suicídio, já que ainda há muito preconceito neste assunto e poucas pessoas realmente compreendem a depressão como uma doença séria. Lembre-se também de procurar mais informações sobre a Campanha Setembro Amarelo, que traz a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

5. Os novos conceitos de família

Há alguns anos as formas de representação familiar vem se modificando na sociedade. Novas discussões vem se formando ao redor dos conceitos de família, adoção, união e adoção por casais homossexuais, etc.

Para o ENEM:
Assim como o conceito de Homofobia, lembre-se sempre de respeitar os direitos humanos durante a sua dissertação. Informe-se sobre leis atuais de adoção, casamento gay e sobre como a sociedade vem se adequando à esse novo olhar sob a família. Busque também, ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, através de conversas com casos reais dessas diversas formações familiares. Vale também conversar com aquela vovó que criou o neto, casais sem filhos, crianças adotivas, etc.

6. Direito à água

A água é essencial e tem sido colocada muito em pauta devido à sua falta durante este ano. A discussão pode ser em torno da privatização, das crises hídricas do Nordeste, ou a escassez de São Paulo.

Para o ENEM:
Vale lembrar que nestes cenários, é muito bom saber sobre o Brasil, mas é mais valioso ainda poder acrescentar algo do meio internacional, como a Guerra da Água de Cochabamba, na Bolívia. Neste tópico você pode discursar sobre políticas públicas, ou comportamentos da população que poderiam ser usados para reverter problemas como a escassez ou o caso excessivo de água.

7. Liberdade de Expressão

Até onde podemos expor nossas vidas e nossas opiniões nas mídias e redes sociais, sem ferir outras pessoas? Isso engloba a liberdade de expressão e pode ser que venha com tudo no ENEM deste ano.

Para o ENEM:
Fique atento! O tema pode variar desde injúrias raciais, declarações racistas, políticas extremas, homofóbicas, e de apologia a ditaduras, sendo essas expressões feitas em espaços públicos ou online. Por isso, é importante estar embasado nas principais notícias e acontecimentos sobre o tema, no Brasil e no mundo.

8. Discurso de ódio nas redes sociais

Este tópico é uma combinação do 7º e das redes sociais. Sabemos que as pessoas através das redes sociais têm tido cada vez menos tolerância e mais ódio. As discussões têm se tornado acaloradas, e frequentemente ameaças e denúncias têm sido feitas. Por isso, é possível que o ENEM levante essa discussão aos estudantes.

Para o ENEM:
Como o tema faz parte do dia-a-dia da maioria dos jovens estudantes, ele não deve ser de muita dificuldade para se argumentar. Dessa forma, lembre-se de ser criativo e não cair na mesmice. Proponha intervenções e soluções diretas ao problema, seu uso e qual seria o impacto na vida das pessoas.

Sabemos que para a redação você precisa estar preparado, mas não esqueça que o ENEM não é só redação. Para se preparar para as provas, baixe o app do Studos e estude com mais de 60 mil questões e também através dos simulados ENEM. Acesse já: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.