Direito Civil para concursos

17 de setembro de 2018 Juliana Martins Concursos, Dicas de Estudo Tags:, , , , 0 comentários

Você tem dificuldade de estudar Direito Civil para os concursos? Então fica ligado nas 5 dicas de como estudar para Direito Civil. Vamos lá!

Direito Civil em concursos

Sabemos que Direito Civil é uma das disciplinas do Direito com mais conteúdo e considerada, qualquer que seja o concurso público escolhido, uma das mais importantes na hora da aprovação. Não é à toa que o Código Civil possui 2.046 artigos.

Desse montante de artigos você pode imaginar a quantidade de conteúdo para estudar, assimilar, memorizar e muitos deles até decorar (o que não é tarefa fácil).

Para iniciar os estudos do Direito Civil, primeiramente, você precisa traçar um caminho e saber por onde começar e qual a melhor forma de memorização de conteúdo. 

1ª dica: Conheça o conteúdo de Direito Civil

Como já mencionado, o conteúdo do Direito Civil é muito extenso, denso e de muitas especificidades. Como assim?

Vou tentar resumir: Você já percebeu que em muitas certezas existentes nas mais variadas disciplinas no Direito existe uma exceção?

É bom se preparar para o Direito Civil neste aspecto. Em muitos casos você irá se deparar com o maior terror dos estudantes de Direito, o famoso: “depende” ou “para toda regra há uma exceção”.

Confira a lista completa dos assuntos que costumam ser cobrados nos concursos:

  • Direitos Pessoais
  • Direitos Obrigacionais
  • Direitos Reais
  • Direitos de Família
  • Direitos de Sucessão
  • Direito do Consumidor
  • Código de Defesa do Consumidor
  • Responsabilidade Civil
  • Bens móveis, imóveis, corpóreos, incorpóreos, consumíveis, inconsumíveis, singulares e coletivos
  • Ato, fato e negócio jurídico
  • Contratos

2ª dica: Abra o Código Civil

Diante a quantidade de conteúdo que o Direito Civil reserva, a dica da vez é começar os estudos pela leitura da “lei seca”.

A leitura focada de artigo por artigo do Código Civil irá lhe situar no conteúdo, além de trazer uma base essencial para resolver a maioria das questões.

Lembre-se que essa leitura deve ser feita em lugar silencioso e livre de todas as distrações que possam lhe tirar o foco.

Uma super dica é: estabeleça ler “x” artigos por dia. Assim, você estará assimilando o conteúdo de forma gradativa, o que torna o estudo muito mais instigante e leve.

3ª dica: Adquira bons resumos e livros

Para aqueles alunos que buscam um estudo mais rápido e consequentemente menos aprofundado, os resumos são ótimas escolhas para fixação da matéria.

Ainda mais tratando-se de disciplinas de conteúdo extenso, como é o caso do Direito Civil para concursos. Por outro lado, para aqueles concursos que exigem uma abordagem mais profunda e ampla, como é o caso de concursos com etapas discursivas ou até mesmo para as fases de avaliação oral, os livros (doutrinas) são os mais indicados.

Revisar com frequência, seja livros ou resumos, ajuda a manter a matéria fresquinha na memória. Dos mais diversos doutrinadores cíveis existentes, listo alguns autores de minha preferência: Carlos Roberto Gonçalves, Maria Helena Diniz, Flávio Tartuce e Pedro Lenza (Destaque: Direito Civil Esquematizado. Editora Saraiva)

4ª dica: Busque as melhores técnicas para assimilar o conteúdo

Procure utilizar técnicas que otimizem os seus estudos. Depois de ler todos os artigos do Código Civil, ou a cada Livro ou Título do Código, o melhor método de memorizar o conteúdo continua sendo a resolução de questões de provas passadas que abordem o tema.

Treinar questões funciona como um excelente diagnóstico de estudo. Somente na prática você conseguirá identificar os pontos de maior dificuldade e consequentemente aqueles que demandam de você mais estudo e atenção.

5ª dica: Baixe a Plataforma Studos

Para te ajudar a treinar questões sobre Direito Civil e outras disciplinas para concursos, o aplicativo Studos pode ser o seu grande aliado nessa maratona de estudos. A plataforma tem mais de 380.000 questões de concursos separadas por disciplinas e você pode estudar no seu computador, tablet ou smartphone!

“Toda conquista começa com a decisão de tentar!”

Um grande abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.