Conteúdos: Como conseguir estudar tudo para o vestibular

19 de abril de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, Vestibular 0 comentários

Logo mais chegam os vestibulares de inverno e você ainda não deu conta de estudar todos os conteúdos para o vestibular?

Fique calmo! Agora é a hora de se replanejar para dar conta de todo o conteúdo programático. E para que você mantenha a sua autoconfiança e determinação, listamos dicas para ajudar você a se preparar. Confira:

1 – Foco

Nós já falamos aqui sobre coisas que fazem você perder sua produtividade. Mas mesmo que você tenha tudo que é necessário para estudar bem, não adianta se você não tiver a capacidade de focar.

Se você tem problemas com desvio de atenção, saiba que, ao exercitar seu foco, em pouco tempo você verá sua evolução. Conhece a técnica do Pomodoro? É uma maneira de desenvolver sua concentração e foco.

2 – Faça o planejamento

Agora que o tempo está curto, faça o planejamento pensando no prazo que você tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:

“Restam apenas 30 dias.
São 5 dias para estudar História.
Se são cerca de 600 páginas para estudar,
Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.”

É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e faça este planejamento.

Além de ter sua produtividade sob controle, você vai perceber que, ao encarar sua meta de forma mais específica, você vai dar conta de todo o conteúdo programático! 

É muito importante que você defina metas realistas. Se você colocar metas muito altas, ficará desmotivado em pouco tempo.

3 – Leia notícias diariamente

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.

Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estará preparado.

4 – Descanse

Estudar de forma intensa, sem nenhum descanso, prática desportiva, boa qualidade de sono ou horário de lazer não vai te ajudar em nada.

Sua mente precisa descansar, para que, ao voltar a estudar, você tenha um bom desempenho. Este já é um assunto comprovado, que mostra que a prática de atividades desportivas aumenta o desempenho médio em torno de 15%.

Outra boa dica é exercitar conteúdos de formas mais leves, como assistindo um filme ou documentário. Aqui temos uma lista de conteúdos que podem ser aprendidos através do Netflix!

5 – Resolva provas antigas

Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, exercitar todo o conteúdo.

No app do Studos, por exemplo, estão disponíveis mais de 3 mil provas dos últimos anos dos principais vestibulares do Brasil. São mais de 25 mil questões divididas por instituição, matéria ou assunto. As provas anteriores do ENEM também estão lá, e você consegue ainda praticar sua velocidade de resposta com o controle de tempo feito no aplicativo!

Conclusão

Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo!!

Lembre-se que o ano de pré-vestibular pode se estender, e portanto, não reclame o tempo em que poderia estar descansando, mas agradeça pelo tempo em que está estudando.

Aliás, já imaginou estudar toda a matéria do vestibular em dois meses e tirar umas “férias” de 10 dias? Em um ano letivo terá estudado pelo menos 3 vezes mais que seus concorrentes, além de ter descansado 3 vezes mais. Para facilitar essa prática, baixe o app do Studos, disponível nas app stores do brasil: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Estudos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.