Curso de medicina: 7 universidades para prestar vestibular

28 de junho de 2018 Juliana Martins Vestibular 0 comentários

Conheça sete universidades para você prestar vestibular para o curso de medicina

Quando se está saindo do Ensino Médio, a principal questão que preocupa qualquer estudante é: para qual curso vou prestar vestibular?

Escolher a sua futura profissão, não é uma tarefa nada fácil. Mas se você conseguiu superar esse primeiro desafio e optou prestar vestibular para o curso de medicina, é importante saber quais universidades possuem o curso, quais as mais concorridas, quais as mais “fáceis” de conseguir uma vaga, onde ficam, dentre outras informações importantes.

Diante disso, listamos 7 universidades que oferecem o curso de medicina pelo Brasil. Confira!

1 – Universidade de São Paulo (USP)

Tipo: pública estadual

A USP, foi considerada pelo seu quarto ano consecutivo, segundo a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), a melhor universidade de medicina do Brasil e da América Latina em 2018. O curso de medicina da USP pode ser realizado na cidade de São Paulo, em Ribeirão Preto ou em Bauru. Mas conseguir a tão sonhada vaga na universidade mais prestigiada do país, não é tarefa fácil.

No vestibular de 2018, a nota de corte para o curso de medicina na primeira fase foi a mais alta, alcançando a nota mínima de 76 e a máxima de 90. Pelo Sisu a nota mínima foi de 819,92 pontos.

A relação candidato/vaga se estabeleceu da seguinte forma:

Medicina – São Paulo: 135,7 candidatos por vaga;

Medicina – Bauru: 105,9 candidatos por vaga;

Medicina – Ribeirão Preto: 86,5 candidatos por vaga.

2 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tipo: pública estadual

A Unicamp, localizada no estado de São Paulo, é uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. A universidade possui três campus, um em Campinas (onde há o curso de medicina), Piracicaba e Limeira.

No vestibular de 2018, foram mais de 76.000 candidatos disputando às 3.340 vagas oferecidas pela Instituição em 70 cursos. Para o curso de medicina, foram disputadas 110 vagas entre 30.677 vestibulandos. A nota de corte foi de 720,7 pontos.

3 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Tipo: pública federal

A UFSC é a maior universidade do estado de Santa Catarina e está entre as 15 melhores do país. O seu principal campus se localiza na cidade de Florianópolis, onde fica a sua sede. A universidade possui mais quatros campus: Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.

O curso de medicina se encontra nos campus de Florianópolis e de Araranguá. O primeiro vestibular para medicina em Araranguá será agora nos dias 07,08 e 09 de julho de 2018*, onde os aprovados formarão a primeira turma do curso.

*você pode testar os seus conhecimentos para a UFSC no nosso simulado, aberto até o dia 06/07.

No vestibular de 2018 no campus de Florianópolis, foram ofertadas 35 vagas para o curso de medicina, sendo ao todo 7.963 inscritos, dessa forma, a relação candidato/vaga ficou com 227.51 candidatos para uma vaga. A nota de corte foi de 83,96. A nota máxima foi feita pelo aluno Studos Matheus, ele alcançou 89,64 pontos e ficou em 1º lugar geral na UFSC. Para entrar no curso de medicina com a nota do SISU, o candidato teve que fazer no mínimo 804,71 pontos, sendo esta a nota de corte.

4 – Universidade Federal do Acre (UFAC)

Tipo: pública federal

A UFAC é a única universidade pública do estado do Acre. Os campus ficam localizados nas cidades de Rio Branco (onde tem o curso de medicina), Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

Para quem busca cursar medicina, a universidade pode ser uma boa opção, pois ela possui uma das notas de cortes mais baixas para a graduação, mas não pense que é fácil. Em 2018, a nota de corte para medicina pelo SISU foi de 759,47 pontos. Ao todo são 40 vagas disponíveis para ingressar no curso de medicina.

5 – Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Tipo: pública federal

A UFERSA, fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, nas cidades de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró, este último onde se encontra o curso de medicina.

São ofertadas 40 vagas para o curso de medicina e o único meio para o ingresso é pelo SISU. A universidade em 2018.1, apresentou a menor nota de corte para o curso de medicina do país, sendo esta de 750,06 pontos. A relação candidato/vaga foi de 102 pessoas.

6 – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Tipo: pública federal

A UNIVASF foi a primeira universidade federal construída no interior do Nordeste e está presente em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. Sua sede fica em Petrolina (PE) e os outros dois campus se localizam nas cidades do Senhor do Bonfim, Juazeiro e Paulo Fontes (BA) e, São Raimundo Nonato (PI).

A única forma de ingressar para o curso de medicina e conseguir uma das 40 vagas na instituição, é pelo SISU. Em 2018.1, a nota de corte para medicina foi de 765,3 pontos no campus de Paulo Afonso.

7 – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tipo: pública federal

A UFSM está entre as 20 melhores universidades do país e fica localizada no estado do Rio Grande do Sul. A universidade possui cinco campus, onde o curso de medicina se encontra no principal, em Santa Maria.

O aluno pode ingressar na universidade a partir da sua nota do SISU. O curso de medicina apresentou a maior nota de corte entre as graduações em 2018, sendo ela de 785,92.

Conclusão

Ao todo são mais de 250 cursos de medicina espalhados no Brasil. Para você que está decidindo para quais vestibulares prestar, vale pesquisar qual universidade e cidade é mais adequada para iniciar a sua graduação. E vale ressaltar que essa decisão é muito importante, pois cada lugar tem a sua nota de corte e número de vagas específicas.

Mas se passar no curso de medicina é o seu sonho, não importa o lugar que você escolha, com determinação você conseguirá!

Veja também 5 dicas para passar em medicina.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.