5 dicas para você arrebentar durante a prova do ENEM

25 de outubro de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, ENEM Tags:, 1 comentário

Tão importante quanto o conteúdo que você estudou durante todos esses meses de preparo para a prova do ENEM, é a estratégia que você vai utilizar para realizar a prova…

De nada adianta saber toda a matéria e na hora não conseguir colocar o que sabe na prova… Por isso, resolvemos dar 5 dicas para você arrebentar durante a prova do ENEM! Vamos lá!

5 dicas para você arrebentar durante a prova do ENEM

1) Concentração

O que não fazer: perder o foco e “viajar” na hora da prova.
Por vezes os texto são muito extensos e você se pega lá longe, pensando em outra coisa… Nessas horas é essencial que você perceba e pare, por que esse será um tempo desperdiçado!

Trabalhar a concentração é algo que começa antes da hora da prova. Os exercícios físicos, de respiração e os exercícios simulados (semelhantes à prova) são exercícios que podem te ajudar a aprender a controlar a sua concentração. O exercício físico aumenta a atividade cerebral e consequentemente a concentração; o exercício de respiração baixa o nível hormonal fazendo com que se raciocine melhor; e os exercícios de simulado dão um panorama da concentração necessária para se resolver a prova, ante dela.

2) Agilidade

Primeiro de tudo: não deixe o fato de você responder uma prova mais devagar que os outros afetar o seu desempenho, e sim, encare o desafio e saiba como trabalhar esse ponto.

O segredo é fazer com que a sua concentração auxilie na agilidade.  Por isso leia a questão até o final (a não ser que opte por pular) e já a resolva. Após resolver não fique pensando na questão anterior e passe logo para a próxima.

Pegou uma questão que não sabe muito bem? Não perca tempo e pule a questão, e caso sobre tempo, retorne para respondê-la depois. Lembre-se de dar mais atenção às questões de conteúdos que você domina.

Com isso, você reduz o tempo entre as questões e faz uma prova mais rápida.

3) Ansiedade

É natural que você se sinta ansioso ou nervoso na hora da prova. Afinal, você estudou o ano inteiro (às vezes mais) para esse grande dia. Mas é isso mesmo: lembre-se VOCÊ estudou tudo, você fez a sua parte… então lembre-se do seu empenho e confie em si mesmo! Com a auto-confiança e muita calma, você não precisa ter uma ansiedade tão grande a ponto de atrapalhar a prova!

Para ajudar a diminuir o anseio, é importante garantir boas horas de sono, atividades físicas regulares combinadas com uma boa alimentação. Além disso é importante manter a rotina e sempre buscar atividades que proporcionem conforto, como assistir um filme ou ler um livro.

É importante lembra que com a prova do ENEM cada vez mais perto é hora de desacelerar os estudos! O geral das matérias você já estudou e já sabe, então agora é hora de pouco a pouco, estudar os detalhes. Ah, e nada de virar a noite estudando viu? Tenha uma boa noite de sono para “salvar” tudo aquilo que estudar durante o dia.

4) Relaxamento

O relaxamento colabora para manter o seu cérebro disposto para mais um dia de estudos ou provas. Por isso, novamente: lembre-se de ter momentos de lazer!

Vá se divertir com pessoas que sejam importantes na sua vida, além de evitar algumas coisinhas no dia anterior à prova:

  • Festas e bebidas alcoólicas;
  •  Mudanças na alimentação;
  •  Poucas horas de sono;
  • Uso de medicamentos para aumentar a capacidade de memorização;
  • Sessões de estudo muito longas.

5) Equilíbrio emocional

O seu equilíbrio emocional é muito importante para uma boa prova! Todo o nervosismo que te acompanha até a prova do ENEM, pode gerar um certo desequilíbrio. Isso é super normal e geralmente é causado por um dos fatores: expectativa não atendida, ou alteração da rotina.

Para resolver o primeiro fator, é importante que você esteja preparado para a prova e saiba que é uma prova difícil e que talvez você não consigo resolver ela inteira. Mas fique tranquilo, por que é perfeitamente normal não saber como responder algumas questões.

Já o segundo fator, leva em consideração as preparações pré-prova. Lembre-se de desacelerar os estudos e se atentar à detalhes e não fazer longas horas de estudos repetitivos.

Dica Bônus!

E para te ajudar em todos esses itens e para se preparar para as provas, baixe o aplicativo Studos Plus. Estude com mais de 80.000 questões e também através por simulados.

Studos Plus - prova do enem

Studos Plus - prova do enem

 

Fique calmo que tudo vai dar certo. Boa sorte na prova do ENEM!

Abraços e Bons Studos!

Will - prova do enem

Talvez você tenha também tenha interesse:

[Ebook] Redação nota 1000: como escrever

[Ebook] 15 Questões de Química para o ENEM

Planejamento final: 2 meses para o ENEM!

The requested URL returned error: 426 Unknown