5 dicas de preparação para o ENEM

8 de agosto de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo, ENEM, Studos 0 comentários

Hoje o assunto é sério e direto: Como se preparar para o ENEM, agora que faltam menos de 100 dias?

Se você ainda não leu nossos conteúdos, que já vinham te preparando para isso, aproveita esse post que vamos dar 5 dicas para você se preparar direitinho!

Mantenha-se atualizado

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.

Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estará preparado.

Assinar newsletter diárias como a brasileira Canal Meio (http://www.canalmeio.com.br) ou a americana TheSkimm (http://www.theskimm.com) também ajudam a ter mais conhecimento sobre o panorama nacional e internacional.

Redações semanais

A gente sabe que a redação é uma das partes mais importantes e que mais faz os estudantes sofrerem no ENEM.

Por isso, não esqueça que além de fazer muitas questões, também é necessário treinar a sua redação.

Lembre-se: A dissertação do ENEM deve conter no máximo 30 linhas e exige o domínio da escrita formal da língua portuguesa além de que o estudante:

  • defenda um ponto de vista;
  • demonstre conhecimento em concordância e regência verbal, além de pontuação;
  • e que compreenda a proposta e utilize conhecimentos de diversas áreas para compor o texto.

Para mais dicas de redação, clique aqui!

Estabeleça intervalos de estudos

É muito importante variar as disciplinas enquanto estuda, pois estudar um mesmo assunto o dia todo não é eficiente para se manter o foco.

Por isso, é ideal que você estabeleça intervalos de estudo, assim como intervalos de lazer. Nesse outro post, ensinamos como estudar através da técnica pomodoro.

Vale lembrar que a técnica pomodoro se baseia em blocos e cada bloco de 25 minutos = 1 pomodoro e após 1 pomodoro você deve fazer um intervalo de 5 minutos.

Reflita sobre suas necessidades

Antes de tudo, você deve se conhecer e entender o que funciona ou não funciona para você. Cada estudante tem a sua forma de estudar, então você é a melhor pessoa para saber se deve ou não utilizar métodos diferenciados.

O melhor jeito compreender as suas competências é através de simulados. Fazendo provas como treino, você consegue enxergar melhor quais áreas tem mais dificuldades e precisa praticar mais. Além disso, alguns aplicativos como a Studos, proporcionam estas estatísticas automaticamente de acordo com o que você vai estudando.

Treine através de simulados e resolva provas anteriores do Enem

Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, exercitar todo o conteúdo.

No app do Studos, por exemplo, estão disponíveis mais de 120 provas dos principais vestibulares do Brasil. São mais de 60 mil questões divididas por instituição, matéria ou assunto. Os simulados anteriores do ENEM também estão lá, e você consegue ainda praticar sua velocidade de resposta com o controle de tempo feito no aplicativo!

Então comece agora mesmo a treinar e resolver provas anteriores do ENEM. Vá na sua store de preferência e baixe já o aplicativo IOSAndroid Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos,
Equipe Studos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.