Vestibular 2017: 4 dicas para definir metas de estudo

10 de janeiro de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo 0 comentários

2017 chegou e está na hora de planejar suas metas de estudo e rotina de dedicação acadêmica.

Sabendo como planejar suas metas, você poderá fazer com que o desafio de passar no vestibular fique mais simples! Pensando em te ajudar nesse início de ano, preparamos algumas dicas de planejamento, para você ficar ligado e não ficar que nem ela…

1- Organize-se de acordo com seus objetivos

Parece que as horas estudadas não rendem?

Metas

Faça uma listinha com as matérias que precisa estudar, defina os assuntos mais importantes e monte um calendário de estudos com metas;

Calcule quantos meses você terá até a data do seu vestibular, quantos dias da semana pode se dedicar aos estudos e por quantas horas diárias. A cada dia da semana você pode se dedicar a um conteúdo ou ainda dividir as horas de estudo por assunto.

Veja o exemplo:
• Você tem 5 temas de biologia para estudar;
• E vai dedicar 5 dias da semana para isso;
• A cada dia você pode se dedicar a um deles por, por exemplo, 5 horas.

Lembre-se de traçar metas possíveis, como: “Vou cobrir todo o assunto sobre DNA até terça-feira”.
Não adianta dizer que vai estudar 8h seguidas, ou durante todos os 7 dias da semana. Metas absurdas só vão te deixar cansado e desmotivado e assim o estudo não rende.

Além disso, tenha as suas metas perto do seu campo visual. Escreva em um papel tudo que deseja alcançar naquela semana, com data de termino, e cole em algum lugar visível, para sempre que passar o olho, lembrar dos seus afazeres.

2- Saiba quais temas estudar mais

Você conseguiu definir metas de estudo e montou um calendário. Mas ainda está na dúvida se deve estudar mais português ou biologia?

Todos temos matérias de maior facilidade, mas existem aquelas que nos deixam com um pé atrás. Esse é o momento de saber quais são seus pontos fortes e fracos, e também a hora de trabalhar suas dificuldades para se sentir mais seguro na hora da prova.

Mas como descobrir onde você precisa de mais atenção? Simples…Realize algumas questões de todas as matérias e descubra em quais você tem mais dificuldade.

3- Controle o seu desempenho

Metas

Você já estabeleceu as metas, já sabe o que precisa ser melhorado e agora chegou a hora de alcançar seu objetivo e saber se suas metas estão mesmo sendo cumpridas.

Ter estatísticas é uma boa estratégia.

Sabendo quais matérias você soluciona mais rápido e em quais tem mais acertos, você pode se dedicar mais a uma matéria ou tema que considera complicado e ficar mais seguro na hora da prova, deixando os concorrentes para trás.

4- Revisão do conteúdo

Uma ótima forma de revisar o conteúdo é revendo as questões que você já resolveu. Nas que você conseguiu acertar, releia a resolução acompanhando o raciocínio que você construiu. Já aquelas que você errou, tente resolver novamente e identifique o erro.

Neste exercício de correção e revisão, você grava melhor o assunto e a forma como resolveu a questão.

E agora? Como colocar em prática todas essas dicas?

O aplicativo do Studos possui mais de 3 mil provas dos principais vestibulares, com questões divididas por instituição, matéria ou assunto. Assim, você consegue saber o que deve estudar mais e o que tem mais conhecimento. Além disso, o Studos oferece estatísticas dos seus resultados e de seu desempenho, listando o tempo gasto para cada assunto e quais temas obteve melhor resultado. Agora também é possível ter acesso ao histórico das questões que você resolveu no aplicativo, com a ferramenta de Revisão de Questões. Mais uma chance para você reforçar o conteúdo, principalmente naqueles que você tem dificuldade!

E então… bora deixar os estudos em dia, alcançar seus objetivos, e ainda ter tempo livre para se divertir? Baixe agora o aplicativo do Studos!
IOS
Android
Windows Phone

Lembre-se: “Seu quarto pode até estar bagunçado, mas sua vida acadêmica pede um pouco mais de ordem.”

#BonsStudos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.