Estudar sozinho: 3 passos para passar no vestibular

1 de março de 2017 Ana Clara Benrdt Dicas de Estudo 0 comentários

Estudar sozinho: uma tarefa difícil!

Estudar sozinho é a opção de muitos jovens que já se formaram no ensino médio, e ainda não ingressaram na universidade, ou que estão tentando outra graduação. Quando você é dono do próprio horário e não tem quem te oriente dia a dia, pode ser difícil ter uma rotina de estudo. Mas isso é possível e vamos mostrar para você como fazer isso da melhor forma!

Listamos aqui embaixo 3 passos para estudar sozinho, que vieram de alunos que tiveram sucesso estudando sozinhos para o vestibular :)

1 – Antes de tudo, prepare sua mente para estar realmente motivado

Em primeiro lugar, você tem que ter em mente que pra ingressar em qualquer curso concorrido, persistência será a palavra chave. Se o que você quer é medicina, por exemplo, você tem deve se imaginar sendo médico e fazendo aquilo que mais sonha.

Isso nos ajuda a superar os momentos mais difíceis e cansativos. É comum que alguns alunos fiquem 4 anos estudando para realizar o sonho de ingressar em uma universidade para medicina, ou algum curso mais concorrido.

2 – Seja organizado

Você tem que planejar sua vida de estudante. Uma coisa boa é montar uma rotina dividida para conteúdos teóricos e prático. Os teóricos consistem em estudar os temas de cada disciplina, e o conteúdo prático, em resolver os exercícios sobre os temas recém-estudados.

> Resolva agora: provas anteriores da Unicamp e da Fuvest

3 – Monte um planejamento

Com auxílio de uma tabela com os dias da semana, organize suas estratégias. Cada aluno tem a sua e, à medida que vai evoluindo nos conteúdos e adquirindo experiência e domínio sobre os conteúdos, passa a modificar as estratégias iniciais.

Exemplo de planejamento de estudo. Observe que este modelo organiza o estudo pelos turnos ao longo do dia.

PERÍODO DA MANHÃ

SEG TER QUA QUI SEX SAB
PERÍODO MATUTINO – CONTEÚDO TEÓRICO
BIO/GEO FIS HIST/LE MAT QUI POR/RED
7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00 7:30 – 12:00

A cada uma hora ou uma hora e meia, procure levantar e se esticar, mas não passe de 10 minutos. Escolha um momento, no meio da manhã, por volta das 10h, para se alimentar, alongar, dar uma volta, tomar um ar e escutar uma boa música para repor as energias. Pode ser até 30 minutos. O importante é que você curta o seu intervalo! Também é muito importante ter uma alimentação saudável e leve para encarar toda a jornada de estudos.

PERÍODO DA TARDE

Já no período vespertino, por que não treinar o conhecimento estudado pela manhã pelo Studos App?

Podemos comparar o estudante aos atletas profissionais. Um bom atleta tem que estar sempre repetindo os mesmos exercícios pra não errar na hora da competição. Um aluno é fera porque resolveu muitos exercícios e, por isso, já conhece os caminhos certos para acertá-los se encontrá-los numa prova. Quanto mais treino, mais chance de acerto.

Também ressaltamos que uma das maneiras para nunca mais esquecermos uma questão é errando. Mas pra isso funcionar, temos que descobrir por que erramos. Então sempre se pergunte: Por que errei? Vai lá e descubra! Refaça a questão com atenção e você verá que essa questão, até mesmo um assunto, irá ficar em sua mente por um longo tempo. Será uma aprendizagem significativa.

Novamente, organize sua tarde, como você fez com o período matutino.

SEG TER QUA QUI SEX SAB
PERÍODO VESPERTINO – CONTEÚDO PRÁTICO
BIO/GEO FIS HIST/LE MAT QUI POR/RED
13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00 13:30 – 18:00

Aproveite seus intervalos para relaxar e, assim como na manhã, não ultrapasse de 30 minutos.

Escolha um momento, no meio da tarde, por volta de 15h30, para se alimentar e repor as energias. Não se esqueça também de manter uma alimentação correta que dê saúde para encarar o seu desafio.

PERÍODO DA NOITE

Não pense que acabou, ainda tem a noite!

A ideia é se atualizar assistindo a um noticiário, ler um jornal ou uma revista semanal e ler os livros solicitados pela universidade que você pretende fazer o vestibular.

Conclusão

A proposta acima é baseada em observações ao longo dos anos como professor. Reforçamos que não existem receitas prontas para passar nos cursos mais concorridos porque cada pessoa tem seus próprios pontos fracos, fortes e momentos de maior produtividade. Caberá a  você ir descobrindo a sua evolução.

Vários alunos que depois de tantos cursinhos passaram a estudar sozinhos, focados em resolver exercícios, escrever uma boa redação e não deixar um acontecimento importante da atualidade passar em vão. Resultado: aprovados!

E para que você treine muito, o Studos possuí um banco de questões com centenas de vestibulares de todo o Brasil e simulados ENEM, sendo que tudo pode ser separado por assunto com análise dos seus resultados ao final.

Não vai perder tempo né? Baixe já: IOS Android Windows Phone

Um abraço e #BonsStudos
Profº Wilson
Co-fundador do Studos

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.